OUÇA 105,9 AO VIVO
 

Notícias

  • Motorista sem CNH foge da polícia e carro é guinchado - 06/08/2018


    Os policiais militares realizavam patrulhamento pela Avenida José Francisco Azedo quando avistaram um Peugeout e lhe deram ordem de parada, porém, a mesma foi ignorada. O motorista arrancou bruscamente rumo Rua Schmidt Ivamoto, no Jardim São João.
     
    Em dado momento ele parou veículo e empreendeu fuga. Os policiais então encontraram dentro do carro três cigarros de maconha e constaram que o mesmo estava com o licenciamento desde 2016. Enquanto o carro estava sendo guinchado o motorista chegou e disse que fugiu pois estava sem sua CNH, a qual estava vencida e foi entregue ao Detran.
  • Após furtar moto, menor tenta vendê-la pelas redes sociais - 06/08/2018


    Recentemente o Pátio Municipal teve oito motos furtadas em um curto período de tempo e durante as investigações os policiais civis Thalles e João Vitor obtiveram a informação de que um adolescente, que saiu recentemente da Fundação Casa, onde estava detido por furto, estava vendendo uma moto furtada pelas redes sociais.
     
    Com essas informações ele foram até a casa do menor, localizada no bairro Alto da Colina, onde encontraram uma moto Honda, cor preta, sem placas.
     
    Indagado ele confessou que furtou a mesma do Pátio Municipal com alguns amigos de Barretos. A moto foi devolvida ao Pátio e o adolescente liberado ao seu responsável.
  • Vacinação em cães e gatos começa dia 6 - 01/08/2018


    Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou no último dia 16 de julho, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2018 para a imunização de cães e gatos.
     
    A vacina é de graça e é aplicada em cães e gatos com pelo menos três meses de idade. A raiva é uma doença transmitida pela saliva dos animais contaminados.
     
    A Campanha Antirrábica começou na zona rural. As equipes volantes estão percorrendo sítios e fazendas no período de 16 a 27 de julho.
     
    Na zona urbana a vacinação ocorrerá de 06 a 17 de agosto, nos locais definidos, segundo o cronograma de vacinação, que será realizado sempre neste horário: das 8h às 11h e das 12h às 16h.
     
    A Secretaria Municipal da Saúde pede que os cães sejam levados aos pontos de vacinação por pessoas maiores de idade, com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.
     
    Outro alerta é para a importância dos sinais da doença nos animais. Entre os sintomas mais comuns, está a intolerância à luz, agressividade, salivação excessiva e paralisia da face. Em casos de agressões de animais (cães, gatos ou outros potenciais transmissores da raiva) a pessoa contaminada deve lavar o local do ferimento com bastante água e sabão e, em seguida, procurar o Posto de Saúde mais próximo para os procedimentos necessários.
     
    O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, destacou que uma das principais ações para o controle da raiva em áreas urbanas é a campanha de vacinação antirrábica canina e felina realizada anualmente. “A vacina antirrábica é gratuita e evita doenças tanto para o animal, quanto para o dono. É fundamental a população estar atenta a isso, para vacinar seus cães e gatos".
     
    Os postos de vacinação serão os seguintes:
     
    Dias 6 e 7: Unidade Básica de Saúde do bairro Nosso Teto e Campo Municipal da Vila Guarnieri.
     
    Dia 8: Centro Comunitário Jardim Hípico e Pracinha da Biblioteca Municipal.
     
    Dias 9 e 10: Praça do Patrimônio e Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia.
     
    Dia 11: Será realizado o DIA D da vacinação antirrábica, que será realizado nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Nosso Teto, São Sebastião. CDHU II, Praças da COAHB I e na Secretaria Municipal da Saúde.
     
    Dia 13: Escola Suzel Polizelli Milani e Unidade Básica de Saúde do bairro São Sebastião.
     
    Dia 14: Terminal Rodoviário e Unidade Básica de Saúde da Vila Fabri.
     
    Dia 15: Unidade Básica de Saúde da Vila Fabri e Praça da COHAB II.
     
    Dia 16: Unidade Básica de Saúde e Praça da COHAB II e Praça do CDHU II.
     
    Dia 17: `Praça da COHAB I e Campo Municipal da COHAB I.
     
    Colina segue com saldo positivo de emprego em 2018
     
    Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que Colina segue com números positivos de emprego no ano de 2018. Os números apontam que foram criadas entre janeiro e junho oitocentos e oitenta e uma vagas de empregos formais contra setecentos e cinquenta e nove demissões, o que contabiliza um saldo positivo de cento e vinte e dois.
     
    Com estas estatísticas Colina segue com o melhor desempenho dentre as três cidades que formam a microrregião de Barretos. Colômbia tem um saldo negativo de 39 e Barretos contabiliza saldo positivo de 37.
  • Veículo abandonado no Jardim Primavera - 26/07/2018


    Um transeunte acionou a PM na tarde de segunda-feira informando que um carro estava abandonado pela Rua 4, no Jardim Primavera.
     
    O veículo, um Gol Special , após consulta da placa constatou-se que o mesmo era produto de furto. O mesmo foi encaminhado para a Delegacia.
  • Furto em bar na Rua Oscar Góes Conrado - 26/07/2018


    Na manhã de segunda-feira a comerciante M.G.M, 48 anos, chamou a polícia e relatou que é proprietária de um bar localizada na Rua Dr. Óscar Goes Conrado, no centro, e ao chegar para abrir o estabelecimento encontrou o teto arrombado e deu por falta de alguns doces, refrigerantes e teve uma TV danificada.
     
     
  • Feira do Livro de Colina divulga programação - 26/07/2018


    A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizará no período de 07 a 10 de agosto de 2018 a Feira do Livro de Colina, na Praça Matriz.
     
    A realização de uma Feira do Livro em Colina tem entre seus principais objetivos, fomentar nos alunos e na população o gosto pela leitura. O tema da Feira – (Re)Vivendo a nossa história – escolhido democraticamente entre as escolas, pretende ainda retratar o potencial literário dos escritores locais e evidenciar o orgulho colinense pela contribuição desses a nossa história, bem como a divulgação de Colina no cenário literário nacional e internacional.
     
    A primeira edição desse empreendimento literário terá como patrono o médico psiquiatra e escritor colinense publicado em mais de 70 países e com mais de 25 milhões de livros vendidos somente no Brasil, Dr. Augusto Cury, que fará a abertura do evento. Além de prestar merecida homenagem a Dr. Augusto, a feira pretende reverenciar também, outros escritores em destaque, colinenses natos ou de coração: Syria Droubi (in memorian); Husseim Abdalla (in memorian); Inah Cabral Paro (in memorian); Maria Luiza Toledo Guarnieri (in memorian); Hugo Tristão (in memorian); Nicola Gonçalves; Vitor Henrique Paro; Pe. Thiago Faccini Paro; Mario Henrique F. Buzzulini; Madalena Brássica; Maria Cecília Paro; Renato Prado Guimarães; José Jorge Cury Filho; Gabriel Souza Santos (in memorian); Flávio Dutra de Resende; Gustavo Rezende Siqueira e Ivanna Moraes de Oliveira.
     
    De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme, “toda a infraestrutura necessária para a realização da Feira do Livro será providenciada pela Prefeitura Municipal. As treze escolas da Rede Municipal de Ensino receberão um cheque-livro no valor de R$ 2.000,00 para aquisição de acervo literário para as suas salas de leitura e todos os alunos da Rede Municipal das etapas de Ensino Pré-escolar ao Médio receberão um cheque-livro de R$ 10,00 para adquirir, diretamente das livrarias e livreiros presentes na feira, os títulos de seu interesse”, conforme Lei Municipal nº. 266, aprovada em 18 de abril de 2018 pela Câmara Municipal.
     
    A programação será a seguinte: A abertura será no dia 7 às 19h com a presença do patrono Dr. Augusto Curi e homenagem ao escritor Renato Prado Guimarães no Palco Principal e no Palco Ativo show com a Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara D’Oeste.
     
    No dia 8 de agosto as atividades começam a partir das 8h com apresentações musicais até às 9h30 no Palco Principal com as escolas Lamounier de Andrade e Maria Luiza Toledo Guarnieri e a Banda A Rede Cultural.
     
    No Quiosque Cultura acontece a Oficina Literária de Técnica de Contação de História com a professora Jaqueline Silva das 9h às 10h e depois das 10h às 11h30 Oficina de Humor com Julinho Sertão, que volta às 15h30.
     
    No Palco Ativo das 9h30 às 11h apresentações da EMEF Ananias do Nascimento e EMEF André Garcia. Durante a tarde tem o lançamento do livro “Vou-me embora pra Colina”, do autor Renato Prado Guimarães das 14h às 15h e depois até às 16h ele participa de um bate-papo e por fim das 16h às 17h tem Especial Autores de Colina.
     
    Das 14h às 15h30 tem Brincadeira Educativas e Culturais e Teatro A Rede. Das 15h às 17h acontece o Dance Day com apresentações de escolas da cidade e grupos convidados e das 17h às 18h tem Dança do Leão com a equipe Dragão Branco e às 20h no Palco Principal show com Escorregando no Chorinho.
     
    No dia 9 de agosto tem as seguintes atividades: Das 8h às 9h Oficina de Conhecendo as Técnicas para construir Chargers, Cartoons e Caricaturas com Julinho Sertão, das 9h às 10h30 com o escritor Toni Brandão, que também participa de um bate-papo no Ateliê de Ideias, às 15h, e das 11h ao meio-dia se apresenta a Banda da ETAM São Francisco de Assis, tudo isso no palco principal.
     
    No Quiosque Cultural as atividades têm inicio às 9h com Brincadeiras Educativas até às 10h, das 10h às 11h acontece Oficina “O Texto Poético Como Facilitador de Aprendizagem” com as professoras Diva Dechan Junqueira Franco e Luiza Aparecida Maia.
     
    A ETAM São Francisco de Assis apresentará no Palco Ativo a peça “O Auto da Barca do Inferno”, das 10h às 11h.
     
    No Palco Ativo das 15h às 16h tem Sarau de Poesia com as escolas Lamounier de Andrade, Darcy Silveira Vaz e Colégio Cecilia Meirelles. Às 16h tem o lançamento do livro Cidade Esquecida, do autor Gabriel de Santos Souza, falecido no inicio do ano na estande da ETAM São Francisco de Assis.
     
    Das 14h às 15h30 serão realizadas Brincadeiras Educativas e na sequencia Oficina de Conhecendo Técnicas para Construção de Cartoons e Chargers com Julinho Sertão, no Quiosque Cultural.
     
    No Palco Principal das 16h às 17h apresentações de escolas e da Banda A Rede Cultural. O Palco Ativo recebe das 17h às 18h apresentações de dança.
     
    E encerrando o dia próximo ao Palco Ativo das 20h às 22h tem a FAMCOL, e apresentação do Grupo Arrasta Pé.
     
    E no dia 10, último dia do evento, acontece as seguintes atrações:
     
    No Palco Principal das 8h às 9h tem Oficina de Humor com Julinho Sertão e das 9h às 10h papo com o escritor Costa Senna.
     
    No Quiosque Cultural das 9h ao meio-dia acontecem brincadeiras culturais. A escola Suzel Polizelli Milani se apresenta no Palco Ativo das 10h às 11h.
     
    Das 14h às 16h o Quiosque Cultural recebe bate=papo com o escritor Costa Senna.
     
    Das 14h às 15h30 apresentações musicais e oficina de musica do Centro de Educação Complementar Antonio Ideo Ikuma no Palco Principal.
     
    No Quiosque Cultural terá terá Oficina de Humor com Julinho Sertão e brincadeiras culturais. No Palco Ativo das 15h30 até às 17h diversas apresentações com as escolas Henrique Ernesto Paro, José Venancio Dias e Colégio Cecilia Meirelles.
     
    E encerrando ás 20h tem Resgate Cultural no Palco Principal com Companhia de Reis Irmãos Borges e Grupo de Catira Espora de Prata.
     
    Haverá playgraund gratuito para diversão das crianças durante a Feira do Livro e o mascote “Jango”, um cavalinho muito simpático, será o responsável por recepcionar os que se fizerem presentes, fazendo menção ao grande “raçador” e primeiro Anglo-Árabe nascido no Brasil, destacado por sua inestimável contribuição ao criatório nacional para “fins militares”, hoje Brasileiro de Hipismo, que produziu quase uma centena de animais dessa raça, muitos deles destacados campeões em modalidades hípicas. Jango elevou o plantel da antiga Coudelaria Paulista, atual Polo da APTA de Colina, recebendo a homenagem que ilustra o quadro em azulejo pintado que há anos estampa o portal do Polo.
     
    O incentivo à leitura e produção literária atende a demanda existente em Colina, que é polo universitário da UNIVESP e recebe estudantes de diversas regiões, conforme destaca o Prefeito Municipal, Dieb Taha.
     
    “Acreditamos na importância da leitura e da cultura, e como Prefeito Municipal, me sinto feliz em promover a 1ª edição da Feira do Livro em Colina, tendo como patrono um escritor de grande relevância para o nosso país, que é o médico psiquiatra e escritor colinense, Dr. Augusto Cury. Convidamos toda a população de Colina e região para participar deste evento. Trabalhamos para democratizar o acesso ao conhecimento, de modo a atender nossas crianças e jovens, assim como todos aqueles que se dedicam à leitura e à escrita, áreas importantes no desenvolvimento social”, disse o Prefeito.
  • Paróquia prepara grande festa para comemoração do centenário - 26/07/2018


    Uma grande festa vai comemorar os 100 anos da Paróquia São José. O 4º e último encontro para a realização dos festejos foi realizado ontem e definiu os detalhes finais das festividades que é realizada para toda comunidade.
     
    A programação do centenário de jequitibá começa alguns dias antes de segunda-feira, 30 de julho, data do centenário. No dia 25 a missa em louvor a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, como sempre será realizada na escola da Cohab 1, mas a bênção desta vez acontece em frente à igreja matriz para onde os veículos seguem em carreata. No dia 26 tem a bênção dos avós, no dia seguinte a unção dos enfermos e no dia 28 o foco das celebrações serão as famílias. No domingo (29), véspera do centenário, haverá a bênção dos jovens.
     
    A data do centenário será especial começando pelo fato que no dia 30 de julho (segunda-feira) será feriado municipal. O feriado de Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro, foi antecipado somente neste ano para que toda comunidade participe das festividades. A FAMCOL – Fanfarra Municipal de Colina realiza a alvorada às 6h que ainda terá queima de fogos, badaladas dos sinos e café da manhã comunitário. Na sequência, às 10h, tem passeio ciclístico organizado pelo grupo de jovens com saída da matriz. A noite, às 19h, acontece a missa solene de celebração eucarística com a participação do bispo diocesano D. Milton Kenan Júnior, padres da Diocese de Barretos, seminaristas e toda a comunidade. Como no interior da igreja os lugares são limitados, a missa será campal em frente à igreja matriz
     
    Na missa também serão celebrados mais dois centenários: do Jornal “O COLINENSE”, fundado em 18/08/1918 e que há um século registra a história da cidade; e o centenário do Distrito de Colina.  Em fevereiro de 1917 os líderes locais, que pertenciam ao Partido Republicano Paulista (PRP), conseguiram a aprovação da Lei Estadual nº 1.572, em São Paulo, promovendo o arraial de Colina à categoria de Distrito, instalado em 19 de abril de 1918. A instalação oficial do município ocorreu em 21 de abril de 1926 com a posse do primeiro prefeito Antônio Junqueira Franco “Nico”.
     
    Também foram convidados para as celebrações os padres que exerceram o ministério em Colina. Dos 19 que passaram pela Paróquia 3 estão vivos: José Figuls (Bebedouro) e Monsenhor Antônio Santcliments Torras (Olímpia) que estão doentes e por último o padre Luiz Carlos Martelo (Palestina), que já confirmou presença. Os três padres colinenses Carlos Barbosa (Embaúba), Thiago Faccini Paro (São Paulo) e Luiz Paulo Soares (Barretos) que foram ordenados aqui serão homenageados. A paróquia também aguarda a confirmação da freira colinense Júlia Pessin, que pertence a Congregação das Irmãs Dominicanas em Teresina-Piauí.
     
    Padre Santana assumiu a Paróquia São José em 1982 e há 36 anos está à frente dos fiéis como líder religioso e conselheiro. “É uma alegria muito grande ser o padre que há mais tempo está à frente da Comunidade Paroquial de Colina. Não vivo para mim, mas cumprindo a missão que Deus me deu de trabalhar em prol das pessoas e realizando a sua obra. Os espinhos nos fortalecem e nos fazem crescer na fé. A igreja está representada em todos os bairros e fazendas da cidade através das comunidades”, explicou o pároco.
     
    A festa termina com a distribuição gratuita de refrigerante em canecas comemorativas e milhares de pedaços de bolo. “Toda a cidade está convidada a participar desta festa que representa uma bênção em todos os sentidos. Agradecemos a Deus, ao padroeiro São José e a Nossa Senhora que sempre estiveram à frente de tudo”, destacou padre Santana.
  • Câmara realiza reunião extraordinária na noite de hoje - 26/07/2018


    A Câmara de Colina realiza na noite de hoje uma reunião extraordinária à partir das 19h, onde serão votados sete projetos. Um é texto final do projeto de lei 57/2018 que institui o Ganha Tempo em Colina.
     
    O Ganha Tempo é uma espécie de Poupatempo, onde serão oferecidos diversos serviços de atendimento aos cidadãos colinenses.
     
    Também será votado o texto do PL 60/2018 para a autorizar concessão de subvenção social à entidades sociais da cidade.
     
    Também serão votados projetos que autorizam aberturas de crédito adicional, nomeação de locais públicos e concessão de uso de imóvel no distrito industrial.
  • Via Rápida Emprego abre vagas em Colina - 16/07/2018


    Estão abertas para cursos através do Via Rápida Emprego em Colina nas áreas assistente de cabeleireiro, manicure e maquiagem. As inscrições podem ser feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br ou na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, localizada na Rua 13 de Maio, 891. Mais informações pelo telefone 3341-8274.
     
    O Via Rápida Emprega é um programa do Governo Paulista que visa promover Promover o aumento de competitividade da economia paulista mediante a qualificação e formação profissional dos trabalhadores residentes no Estado de São Paulo; Preparar a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho; Habilitá-los ao exercício dos seus direitos à cidadania; Aumentar a probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego; Contribuir para o desenvolvimento local e regional;
     
    Auxiliar no desenvolvimento das capacidades de comunicação, de elaboração crítica, de raciocínio lógico, de iniciativa para a resolução de problemas, de organização do próprio trabalho, entre outras;
     
    Oferecer qualificação profissional em conformidade com os saberes exigidos por postos de trabalho, profissões ou trabalhos em uma ou mais áreas.
  • Colina recebe R$ 285 mil do programa Frota Nova Municípios - 16/07/2018


    O governo estadual, por meio da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista, assinou o contrato de financiamento para a liberação de R$ 285 mil destinados à prefeitura de Colina. Os recursos serão para a compra de uma ambulância e de uma van para o transporte de pacientes a fim de modernizar o atendimento à saúde da população. Os novos veículos foram adquiridos e já fazem parte da frota de veículos do município, segundo informação divulgada pela  Desenvolve SP.