OUÇA 105,9 AO VIVO
 

Notícias

  • Novo decreto libera abertura de clubes - 09/10/2020


    A prefeitura emitiu na sexta-feira, dia 2, um novo decreto que autoriza o funcionamento de clubes, bem como a prática de atividades de lazer e esportivas, em locais públicos e privados com restrições. As atividades autorizadas devem ser praticadas em ambientes abertos e no limite máximo de 10 pessoas.

    O novo decreto (4.291) altera o artigo 7º da legislação anterior (4.278) que diz respeito ao Plano São Paulo, que é atualizado periodicamente. Atualmente a região de Barretos está na fase amarela, que permite a liberação de algumas atividades com restrições.

    Diante da medida a diretoria do Grêmio Cultural vai reabrir as piscinas para os associados a partir deste sábado, dia 10. Em obediência as medidas restritivas, determinadas pelo setor de saúde, a piscinas vão funcionar em sistema de rodízio com a presença de 30 pessoas a cada período.

     

  • Armênia e Azerbaijão irão negociar paz em Moscou, diz governo da Rússia - 09/10/2020


    Armênia e Azerbaijão confirmaram a presença de seus chanceleres em Moscou, nesta sexta-feira (9), para negociarem o fim do conflito na região separatista de Nagorno-Karabakh, informou o Kremlin.

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, convidou os chanceleres da Armênia e do Azerbaijão a irem a Moscou para negociações de paz e pediu a suspensão dos combates na região separatista.

    Localizadas no Cáucaso, Armênia e Azerbaijão pertenceram à União Soviética (1922-1991). A Rússia tem aliança militar com os armênios, mas atualmente mantém boas relações com o governo azeri e não se mostra interessada em um conflito na região.

    No começo da semana, o presidente do Azerbaijão condicionou qualquer cessar-fogo à retirada das forças armênias de Nagorno-Karabakh. A Armênia disse que está disposta a trabalhar com o grupo de mediação liderado por Estados Unidos, Rússia e França — o Grupo de Minsk, que existe desde os anos 1990.

    Ainda de acordo com o Kremlin, Putin conversou tanto com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, quanto com o primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan.

    Desde 27 de setembro, separatistas armênios da autoproclamada República de Nagorno-Karabakh e forças do Azerbaijão entraram em confronto. O saldo oficial é de 300 a 400 mortos — cerca de cinquenta deles civis.

    Esse balanço, no entanto, é muito tendencioso e pode ser muito maior, já que cada lado afirma ter eliminado milhares de soldados inimigos.

    Até agora, vários pedidos de trégua da comunidade internacional foram em vão.

    Além disso, cerca de 70 mil pessoas — metade da população de Nagorno-Karabakh — precisaram deixar suas casas por causa do conflito.

     

  • Missa e carreata no feriado dedicado à padroeira - 09/10/2020


    Apesar da pandemia, a Paróquia São José não cancelou a comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida no feriado da próxima segunda-feira. Padre Santana esteve reunido no sábado com os coordenadores do Patrimônio, comunidade que tem a santa como padroeira.

     

    O encontro aconteceu no Lar Paroquial, ficando decidido que a missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida será realizada, às 9h, na igreja matriz e logo em seguida acontece carreata pelas ruas da cidade, passando pelo Patrimônio e retorno à praça central. O pároco estará na frente da carreata, em carro aberto, segurando a imagem de Nossa Senhora Aparecida e fazendo a bênção das pessoas que estiverem nas ruas.  O itinerário da carreata está descrito na coluna “ Notícias da Paróquia” na página 2.

    “A decisão mais sensata foi manter a celebração, mas com restrições para a segurança de todos. As pessoas que poderão enfeitar as portas das casas e os carros com bexigas azuis e brancas, fitas, etc para alegrarmos ainda mais esse dia dedicado à padroeira do Brasil”, destacou Santana que informou também que a quermesse do Patrimônio, evento tradicional do calendário católico, foi cancelado e não será realizado neste ano.

    MISSAS - A Igreja Católica retomou as missas presenciais, mas com o número limitado de participação para que não haja a lotação dos espaços. Quem deseja participar das celebrações precisa dar o nome antecipadamente na secretaria paroquial.

     

  • Barretos inicia testes de vacina chinesa contra a Covid-19 no Hospital Nossa Senhora - 09/10/2020


    Barretos (SP) começou a testar nesta quinta-feira (8) a vacina chinesa CoronaVac, desenvolvida contra a Covid-19 pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

    A aplicação das doses é realizada no Hospital Nossa Senhora, que pertence ao Hospital do Amor, e a coordenação do estudo é da médica Gecilmara Salviato Pileggi.

    Segundo a entidade, a testagem está prevista para acontecer em até 400 profissionais de saúde voluntários inscritos para a pesquisa. Todos atuam no atendimento a pacientes com Covid-19.

    O teste ocorre com aplicação de duas doses em um intervalo de até quatro semanas, sendo que parte do grupo recebe a própria vacina e a outra o placebo, mas ninguém vai saber o que recebeu e nem os pesquisadores terão acesso a essas informações.

    Além de Barretos, na região, o estudo é realizado no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP). A pesquisa, que está na terceira fase, também é conduzida por outros 13 centros do país.

    A cidade foi credenciada para receber os estudos no dia 25 de setembro após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a ampliação da terceira fase do estudo no país.

    Outras três cidades também foram escolhidas para a aplicação das doses nessa nova etapa: Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Pelotas (RS). Com isso, o número de voluntários para a vacina passa de nove para 13 mil.

    Ainda não há data prevista para a conclusão dos testes, mas o governo paulista já enviou, no dia 2 de outubro, dados preliminares à Anvisa para agilizar processo de registro. O pedido de análise junto ao órgão é o passo inicial para que seja autorizada a aplicação da vacina no país.

    Caso a CoronaVac seja aprovada, o governador João Doria (PSDB) já anunciou o início da vacinação contra o novo coronavírus em São Paulo para 15 de dezembro. Na primeira etapa os profissionais de saúde devem receber a imunização.

    Ao menos seis milhões de doses já prontas serão enviadas ao estado, enquanto outras 40 milhões serão conservadas em São Paulo para aplicações até o final do ano, segundo o governo paulista.

    De acordo com Butantan, outras 55 milhões de doses podem ser produzidas no Instituto até maio de 2021.

     

  • Dezoito pessoas estão em tratamento da COVID-19 - 09/10/2020


    No boletim informativo diário divulgado ontem pela Secretaria Municipal da Saúde, consta que 18 pessoas estão em tratamento da COVID-19 em Colina, das quais dezesseis estão em tratamento domiciliar, um na enfermaria de Colina e na UTI em Barretos.

    Casos suspeitos somam 27, sendo que 21 estão em isolamento domiciliar, três na enfermaria de Colina, um no Hospital Regional de Bebedouro e dois na UTI em Barretos.

    Desde o começo da pandemia, em março, Colina tem 324 casos de COVID, sendo que 12 vieram a óbito.

    A Região DRS V com sede em Barretos, da qual Colina faz parte, apresenta queda no número de novos casos e de mortes. Novos casos caíram 16,8% e mortes 16,7%. A média móvel diária de novos casos é 85 e de óbitos 2,14.

    A taxa de ocupação das enfermaria é de 22,3 e de UTIs 60,5%.

    O governador de São Paulo, João Doria, anuncia nesta sexta-feira, 9, a situação das regiões do Estado em relação ao plano de retomada da economia com a pandemia de coronavírus. Será a primeira revisão do plano desde o mês passado, quando o governador João Doria (PSDB) anunciou que as atualizações seriam feitas uma vez por mês e colocou todas regiões do Estado na fase amarela do plano. Nessa condição, é autorizado comércio e até eventos. Colina e região estão na fase amarela do plano desde agosto

     

  • Nova Lei: Barretos registra o segundo caso de flagrante de maus tratos do Estado - 07/10/2020


    Nesta semana, entrou em vigor a nova Lei dos Maus Tratos contra animais, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Em Barretos, na tarde de sexta (2), a Polícia Ambiental e representante do Lar Temporário Anjos de Quatro Patas, apresentaram uma ocorrência no 1º Distrito Policial, onde o delegado Fernando Galletti, elaborou o flagrante, que foi o primeiro da cidade e o segundo no Estado de São Paulo, tendo como acusado, um homem de 46 anos.

     

  • Pets são abençoados em drive thru no dia de São Francisco de Assis em Ribeirão Preto - 07/10/2020


    Cães, gatos, pássaros e outros pets foram abençoados na manhã deste domingo (4), dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais, em Ribeirão Preto (SP).

    De carro, em motos e até a pé, moradores participaram do drive thru e levaram os bichos de estimação para receber a benção. Eles foram aspergidos com água benta por religiosos da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Jardim Castelo Branco, zona Leste da cidade.

    Respeitando as regras de distanciamento e a redução de pessoas na igreja por causa da pandemia do novo coronavírus, a paróquia ainda celebrou uma missa para comemorar a data.

     

  • Educadores devem ser segundo grupo a ser vacinado contra a Covid-19, diz governo de SP - 07/10/2020


    O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (5) que educadores das redes pública e privada devem ser o segundo grupo a receber a vacina Coronavac contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

    Segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, a previsão é a de que o terceiro grupo a receber as doses seja formado por pessoas com doenças crônicas.

    "Nós entendemos que educadores deverão ser o segundo grupo a ser vacinado. [...] Lógico que os municipais também [além dos funcionários estaduais] serão acolhidos, bem como das redes privadas e, a seguir, portadores de doenças crônicas", afirmou o secretário.

    Ainda de acordo com ele, o primeiro grupo a tomar a vacina vai ser formado profissionais de saúde que estão dentro de ambientes com alta circulação do vírus. A previsão é que isso ocorra a partir de 15 de dezembro.

    "O que nós temos como rito já definido é a vacinação primeiro dos profissionais da área da saúde, uma vez que eles estão muito dentro dos ambientes nos quais a circulação do vírus é extremamente elevada", disse Gorinchteyn.

     

  • Polícia investiga causas de desabamento de prateleiras em supermercado em São Luís - 05/10/2020


    A Polícia Civil está investigando o caso sobre o desabamento de prateleiras que aconteceu na noite da última sexta-feira (2) no supermercado Mix Mateus Atacarejo, situado no bairro Vinhais, em São Luís. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa morreu e oito ficaram feridas.

    Por meio de nota, a Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP) informou que “o inquérito deve apontar se houve imperícia ou qualquer tipo de negligência que tenha ocasionado o fato”. A Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa disse ainda que equipes do “Instituto de Criminalística (Icrim) estiveram no local na madrugada, onde realizaram os trabalhos iniciais de perícia”.

    Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram estruturas metálicas caindo em uma espécie de efeito dominó (veja registros ao final da reportagem). No momento do acidente, havia uma movimentação intensa de pessoas no supermercado.

    A pessoa que morreu foi identificada como Elane de Oliveira Rodrigues, que trabalhava no supermercado. Ela tinha 21 anos e era paraense. O enterro da jovem será na tarde deste domingo (4) em um cemitério da Região Metropolitana de São Luís.

    Seis feridos foram encaminhados a hospitais pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os outros dois feridos foram socorridos por pessoas no local. Os bombeiros encerraram as buscas na manhã de sábado (3).

     

  • Descobridores do vírus da hepatite C ganham Nobel de Medicina de 2020 - 05/10/2020


    O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2020 foi concedido a Harvey Alter, Michael Houghton e Charles Rice pela descoberta do vírus da hepatite.

    O trabalho que mais tarde levou ao isolamento do vírus começou com Alter na década de 1960, que na época trabalhava nos NIH (Institutos Nacionais de Saúde dos EUA). O pesquisador trabalhou na triagem de pacientes para identificar vítimas do vírus da hepatite B, recém descoberto, e da hepatite A. Apesar de seus esforços, ele demonstrou que uma parte considerável dos pacientes com problemas no fígado pareciam ser vítimas de um patógeno desconhecido.

    Depois, Houghton, que trabalhava na empresa farmacêutica Chiron, conseguiu clonar fragmentos do DNA do vírus da hepatite C a partir do sangue de um chimpanzé infectado. Combinando o material com anticorpos de pacientes humanos infectados, o pesquisador conseguiu identificar que a doença estava ligada a um retrovírus específico.

    Rice, mais tarde, realizou experimentos que provaram que o vírus em questão era efetivamente o causador da doença, caracterizada por uma deterioração crônica do fígado, mais lenta, porém mais persistente que aquela vista nas hepatites de tipo B e C.