ouça a rádio AO VIVO
 

Notícias

  • Julgamento de Dieb Taha está na pauta do TSE desta terça-feira - 20/06/2017


    Toda atenção dos colinenses estará voltada pata Brasília nesta terça-feira, dia 20, pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incluiu na pauta da sessão de hoje o julgamento que vai definir o futuro do prefeito Dieb Taha à frente do executivo municipal.
    No ano passado, durante a campanha eleitoral Dieb Taha teve o registro da candidatura indeferido devido a irregularidades na prestação de contas do “Consórcio Intermunicipal Integração” em 2007. A entidade reúne seis municípios da região de Colina e era presidida pelo tucano naquele ano.
    Taha nega a acusação, explicando que foi alertado sobre o problema pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2010, quando não estava mais à frente do Consórcio. Nessa ocasião, Taha disse ter apresentado a documentação necessária e o processo foi arquivado.
    “Fiz o recurso, apresentei a prestação de contas, e o Tribunal aceitou. Só que o Tribunal não reverte a decisão, enviou para o Ministério Público, que é o órgão responsável por tomar as providências. O Ministério Público deu parecer da seguinte forma: enviar ao arquivo por somente existir erro formal, ou seja, deixar de entregar os documentos no prazo determinado”, afirmou.
    O então candidato recorreu e depois de um imbróglio judicial o caso foi parar no plenário no TSE, em Brasília. 
    No dia 26 de dezembro o presidente do TSE, o ministro Gilmar Mendes, deferiu uma liminar a favor de Dieb, o que permitiu que o tucano assumisse normalmente a prefeitura no dia 1º de janeiro desse ano.
    Na ocasião. Gilmar Mendes suspendeu a sentença anterior da ministra Rosa Weber (relatora do caso(, que negou seguimento ao recurso especial da defesa, mantendo indeferido o registro de candidatura do psdbista. Entretanto, o ministro destacou a necessidade de o caso ser decidido pelo plenário do TSE.
    “Por outro lado, neste juízo provisório, parece-me prudente aguardar a decisão do Plenário do TSE sobre o caso concreto, pois a não concessão de eficácia suspensiva neste momento acarretará realização de eleições suplementares possivelmente desnecessárias, caso este Tribunal decida favoravelmente ao candidato eleito (...)”, diz Mendes na decisão.
    O ministro do TSE também apontou que, mesmo com decisões contrárias na Justiça Eleitoral de Barretos (SP) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), "nem toda desaprovação de contas enseja a causa de inegebilidade".
    “Não há, pois, elementos mínimos que apontem conduta que caracterize ato ímprobo praticado na modalidade dolosa, entendidos, assim, como condutas que de fato lesem dolosamente o patrimônio público ou que prejudiquem gravemente a gestão da coisa pública”, afirma Mendes.
    A sessão do TSE está marcada para começar por volta das 19h e o julgamento de Dieb é o 28º na pauta do dia.
    Como fica: A reportagem consultou especialistas em direito eleitoral que disseram haver três possibilidades de decisão dos ministros sobre o caso.
    Uma decisão favorável à Dieb lhe daria ganho da causa e ele continuaria como prefeito normalmente. Uma decisão contraria, mantendo o indeferimento da candidatura, ele deverá deixar o cargo imediatamente.
    E existe também a possibilidade de um dos ministros pedirem vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. Se isso acontecer, um novo julgamento deverá ser marcado.
    Caso o TSE decida indeferir a candidatura e Dieb seja obrigado a deixar o cargo, o presidente da câmara Henrique Campase assumirá a prefeitura interinamente até que sejam realizadas eleições suplementares a serem marcadas pela Justiça Eleitoral.
    Os juízes que votarão são: Luiz Fux (Que preside a sessão). Rosa Weber (relatora do caso), Herman Benjamin, Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto. Gilmar Mendes estará ausente e não terá substituto.
  • Mulher reclama de som alto em carro - 20/06/2017


    Os policiais militares Matias e Evangelista compareceram na tarde do dia 13 na Rua Romeu Milani onde a do lar L.T.F, 47 anos, contou que já há algumas horas em uma casa próxima à sua, na mesma rua, estava com com ligado em volume muito elevado e ela já não suportava mais.
    O som vinha de um carro por ali estacionado e por isso os policiais entraram em contato com o serviços gerais L.A.V.P, 28 anos. Ele reconheceu que o som estava realmente alto e explicou que estava confraternizando com sua namorada e por distração acabou deixando o som o do carro acima do compatível com a lei, por isso ele diminuiu o volume e saiu com o carro.
     
  • Ciclista perde os freios da bicicleta e colide em carro - 20/06/2017


    Acionados pelo COPOM na tarde do 13 dia os policiais Gonçalves e Felici foram até à Rua 13 de Maio cruzamento com a Rua Antonio Guarnieri onde, às 17h30 ocorreu um acidente envolvendo uma bicicleta e um carro.
    Consta que o representante comercial R.A.T, 51 anos, trafegava pela Rua 13 de Maio centro bairro-centro quando ao cruzar a Rua Antonio Guarnieri sentiu uma colisão, motivo pelo qual parou. Ao descer do veículo ele notou uma jovem caída ao solo e prestou o devido socorro.
    A jovem é A.C.C.P, 19 anos, a qual relatou que vinha com sua bike pela Rua Antonio Guarnieri sentido para a 7 de Setembro com intuito de entrar na Rua 13 de Maio, quando notou o carro passando tentou frear mas não conseguiu e acabou colidindo com o mesmo. A batida ocasionou a queda e ela teve escoriações em diversas partes do corpo.
    A documentação do motorista estava em ordem.
  • Motorista flagrado sem CNH - 20/06/2017


    Às 16h15 do dia 14 os policiais militares Élcio e Aniceto realizam Operação de Controle de Vias quando abordaram na Avenida Coronel Antenor Junqueira Franco o senhor J.A.G.B, 34 anos, conduzindo um VW Gol, ano 1998, cor azul, com placas de Curitiba, porém ele é morador de Colina.
    Consta que o veículo estava com o licenciamento vencido desde 2013 e o condutor tinha uma restrição para dirigir, questionado sobre sua CNH, ele informou que havia entregado a mesma ao DETRAN.
    Tinha dos fatos foram tomadas todas as medidas cabíveis e o caso encaminhado a DELPOL.
  • Rapaz é preso por tráfico de drogas na Pedreira - 20/06/2017


    Na tarde do dia 14 os policiais Alves e Felici realizavam patrulhamento pelas ruas da cidade quando receberam uma denúncia anônima que um indivíduo trajando bermuda e camiseta vermelha estaria praticando tráfico de drogas pela Rua Manoel Fernandes, no bairro da Pedreira, onde tanto o individuo como o local já conhecidos dos meios policiais.
    Com base nas informações a guarnição da PM se deslocou até ao local onde ao avistar a chegada da policia o individuo, M.M.S.S, trabalhador rural, 18 anos, jogou algo no terreno da residência a qual estava em frente.
    O proprietário do local permitiu a entrada dos policiais que encontraram crack. O rapaz então foi abordado e durante a busca pessoal foi encontrado em sua posse R$ 50,00 que ele alegou ser para comprar cigarros.
    Próximo do local foi encontrado, dentro de um vaso, um saco branco contendo em seu interior mais crack (somados das duas partes de crack encontradas pesaram 6 gramas).
    Ele assumiu a posse da droga porem não disse de quem adquriiu por medo de represálias.
    Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à cadeia de Colina onde permanecerá a disposição da Justiça.
    A droga foi apreendida.
     
  • Audiência pública e reunião ordinária estão marcadas na Câmara nesta segunda-feira - 19/06/2017


    A segunda-feira será de bastante trabalho para os vereadores colinenses. Às 18h30 acontece uma audiência pública onde será discutida a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e toda a população está convidada para acompanhar.
     
    A LDO é, leigamente falando, a lei que aponta o caminho a ser seguido para a elaboração do orçamento municipal para 2018, onde é discutido com a verba a cidade terá para trabalhar no ano que vem e como ela deve ser dividida.
     
    Após a audiência acontece mais uma reunião ordinária, às 20h, onde dois projetos estarão na pauta do dia. Serão duas emendas a serem votadas: uma no projeto que cria a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e a outra a lei sobre o Conselho de Assistência Social.
  • Palmeiras volta a jogar bem e vence o Bahia. Corinthians empata em Curitiba - 19/06/2017


    O Palmeiras voltou a dar alegria para sua torcida neste domingo. Apresentando um bom futebol o alviverde venceu o Bahia na Arena Fonte Nova, mesmo com algumas falhas pontuais na defesa. Roger Guedes (de pênalti, muito questionado pelos baianos), Mina, Kenu e Willian marcaram para o Verdão e os gols do tricolor foram de Vinicius e João Paulo.
     
    O Corinthians perdeu os primeiros pontos jogando fora de casa. No Couto Pereira, o Timão ficou no 0 a 0 com o Coritiba e deixou o campo reclamando de um gol anulado de Jô. O time ainda é líder da competição com 20 e troce para que o Grêmio não vença o Cruzeiro hoje à noite no Mineirão para se manter em primeiro.
     
    O São Paulo perdeu em casa para o Atlético-MG por 2 a1. Cazares e Rafael Moura fizeram os gols do Galo e Marcinho fez o único tento paulista.
     
    No sábado, no Pacaembu, Santos e Ponte Preta ficaram no 0 a 0. Os demais resultados foram: Atlético-GO 0 x 1 Atlético-Pr; Vasco 1 x 0 Avaí, Chapecoense 0 x 2 Botafogo, Fluminense 2 x 2 Flamengo. A rodada será encerrada hoje às 20h com Cruzeiro x Grêmio, no Mineirão.
  • Rússia e Chile estreiam com vitória na Eurocopa - 19/06/2017


    Começou no último sábado começou a Copa das Confederações na Rússia, torneio preparatório para a Copa do Mundo no ano que vem. Anfitriã venceu a Nova Zelândia por 2 a 0 em San Petesburgo, na Arena Zenit.
     
    Ontem foram dois jogos. Portugal e México empataram em 2 a 2 e o Chile bateu Camaroes por 2 a 0 na Arena Kazan. Hoje ao meio-dia tem a estreia da atual campeã mundial. A Alemanha enfrenta a Austrália ao meio dia em Sochi. 
  • Acabou! Estrela vence o segundo turno e leva o Veterano 2017 - 19/06/2017


    O Estrela botou um ponto final no Campeonato Veterano 2017 ao conquistar o título do segundo turno na manhã de ontem e como já havia levado o primeiro, nem precisou da “Super Final” para fica com o caneco.
     
    E o título veio em um jogo maluco de 9 gols, sendo oito marcados só no segundo tempo. Diante do Tigrada, o Estrela jogava até pelo empate para ser campeão e logo aos 16 minutos as coisas começaram a ficar mais fáceis quando Antonio Carlos tentou cortar um chute, bateu a mão na bola e cometeu pênalti. O jogador levou cartão amarelo e como alguns minutos antes já tinha levado outro, acabou expulso.
     
    Na cobrança, Simãozinho abriu o placar. Com um a mais o Estrela passou a controlar o jogo, mas o Tigrada se acertou e conseguiu evitar que o adversário ampliasse.
     
    Mas ai veio o segundo tempo e o caos se instaurou no estádio do Colina Atlético. Em oito minutos foram marcados quatro gols.
     
    Aos dois minutos Baú recebeu bom passe e bateu no canto do goleiro ampliando para 2 a 0. Dois minutos depois, aos 4, novamente Baú, se viu na cara do gol e completou para marcar 3 a 0.
     
    Não demorou e aos seis, Parral deu esperanças ao Tigrada chutando de longe marcando um bonito gol. Não perca a conta, 3 a 1.
     
    Mas as esperanças do Tigrada foram minguadas aos 8 com Andre, que aproveitando falha da zaga driblou Birruga e empurrou pras redes, fazendo 4 a 1.
     
    Depois de oito alucinantes minutos as coisas se acalmaram, mas aos 16 Robertinho aproveitou outra falha da defesa adversária, pegou a bola, conduziu e não se assustou quando entrou na área e bateu na saída do goleiro fazendo 5 a 1.
     
    O sexto gol veio dois minutos depois com Buiu, recebendo na área, dominando com estilo e encobrindo o goleiro.
     
    Sem muito o que fazer o Tigrada foi para cima e ainda marcou mais um aos 20 novamente com Parral mandando no canto do goleiro Neco.
     
    E antes do apito final, aos 40, o Estrela ainda marcou mais um. Simaozinho fez a jogada, driblou todo mundo, bateu na saída do goleiro, Birruga defendeu e no rebote Zelo marcou o sétimo, botando números finais no jogo.
     
    Com o apito final do árbitro Baiano, impecável na final com uma atuação segura e sem comprometer o resultado, o Estrela comemorou o inédito título do Veterano.
     
    O Estrela levou os três títulos possíveis: Os dois turnos e do Campeonato Veterano. Como não teve a Super Final, o vice do campeonato ficou com o Bom Churrasco, melhor equipe com na pontuação somada dois turnos.
     
    As premiações do campeonato ficaram assim:
     
    Artilheiro: Simãozinho (Estrela) e Bodão (Bom Churrasco) – 9 gols. Melhor Defesa: Estrela. Equipe mais disciplinada: Bom Churrasco. 
  • Repartições públicas emenda feriado e reabrem na segunda - 16/06/2017


    As repartições públicas colinenses emendaram o feriado de Corpus Christi, celebrado ontem, e voltam ao atendimento normal na próxima segunda-feira. A ponte foi determinada por decreto do Executivo e segue o que foi determinado em todo o estado de São Paulo, onde o governador Geraldo Alckmin também decretou ponto facultativo.