OUÇA 105,9 AO VIVO
 

Notícias

  • Liberada vacinação para pessoas com 18 anos - 17/08/2021


    A Prefeitura Municipal de Colina realiza a parir desta terça-feira, 17 de agosto, a vacinação contra COVID-19 para pessoas de 18 anos ou mais, no Ginásio Municipal de Esportes, das 08h às 20h.

    É necessário levar documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência.

    Todos os protocolos sanitários vigentes, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização com álcool em gel, estão sendo seguidos.

     

  • Butantan recebe neste domingo mais 2 milhões de doses prontas da CoronaVac para o Programa Nacional de Imunização - 16/08/2021


    Um novo lote com 2 milhões doses prontas da vacina contra a Covid-19 CoronaVac, produzido na China, chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite deste domingo (15). Na sexta-feira (13) já haviam chegado outros 2 milhões de doses prontas da vacina.

    O avião com as doses chegou por volta das 19h45. O carregamento foi recebido pelo secretário da Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, pelo superintendente da Fundação Butantan, Reinaldo Sato, e pela coordenadora-geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

    Os imunizantes recebidos serão alocados no armazém do Ministério da Saúde e, antes da liberação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), serão submetidos ao controle de qualidade do Butantan.

    Na sexta-feira (13) o Instituto Butantan liberou outro lote com mais 2 milhões de doses da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Na quarta (11), mais de 2 milhões de doses tinham sido entregues.

    As vacinas enviadas na quarta fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de imunizantes. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.

     

  • Conselho de Segurança da ONU convoca reunião sobre o Afeganistão - 16/08/2021


    Os países que compõem o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vão se reunir emergencialmente na manhã desta segunda-feira (16/8) em Nova York, nos Estados Unidos, para discutir o que fazer em relação ao Afeganistão, onde o grupo extremista Talibã não encontrou dificuldades para tomar o poder assim que os EUA anunciaram sua retirada do país.

    Segundo a ONU, o encontro será às 10h no horário de NY (às 11h no horário de Brasília).

    Em postagem nas redes sociais, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres se disse “profundamente preocupado com a situação no Afeganistão” pediu ao Talibã para “exercer o máximo de contenção para proteger vidas e garantir que as necessidades humanitárias possam ser atendidas”. Disse ainda que a ONU “continua determinada a contribuir para um acordo pacífico e promover os direitos humanos de todos os afegãos”.

    O encontro acontece após o Talibã, que já controlava grandes partes do Afeganistão, entrar em Cabul e ocupar o Palácio Presidencial enquanto estrangeiros e afegãos não simpatizantes ao grupo extremista tentam fugir. O presidente afegão, Mohammad Ashraf Ghani, também deixou o país neste domingo (15/8), enquanto o Talibã já cercava Cabul.

    O Brasil foi eleito, em junho deste ano, membro temporário do Conselho de Segurança da ONU, mas não deverá participar dessa reunião de emergência porque o mandato só começa em janeiro de 2022.

     

  • SAMU Regional completa 15 anos com 2.500 atendimentos por mês - 16/08/2021


    O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) completa 15 anos hoje (15), com uma média de 2.500 atendimentos por mês nos 10 municípios de abrangência. Na região, o SAMU atende as cidades de Altair, Barretos, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Olím - pia e Severínia. Entre os atendimentos, destaque para ocorrências de crises convulsivas, AVC (Acidente Vascular Cerebral), PCR (Parada cardiorrespiratória) e hipoglicemia. Atual - mente são 65 funcionários trabalhando em regime de plantão para que o serviço opere 24 horas por dia, sete dias na semana. São técnicos de Enfermagem, enfermeiros, médicos, técnicos auxiliares de regula - ção médica e rádio opera - dores. “A alegria de poder salvar vidas é inexplicável e impagável. É gratificante ouvir das pessoas que, gra - ças a Deus, o SAMU chegou e que pudemos, naquele momento, ser anjos na vida delas”, afirmou o coordenador Paulo Muzetti.

     

  • PSG anuncia a contratação de Messi - 11/08/2021


    Um novo diamante em Paris. Foi assim que o PSG anunciou oficialmente Lionel Messi como novo reforço do clube. O argentino, eleito o melhor jogador do mundo seis vezes, teve sua contratação confirmada pelos parisienses nesta terça-feira, após uma negociação breve que foi fechada nas últimas horas. O astro chega com um contrato de dois anos, renovável por mais um.

    — Estou ansioso para começar um novo capítulo da minha carreira em Paris. O clube e a sua visão estão em perfeita harmonia com as minhas ambições. Conheço os jogadores talentosos e a comissão técnica. Estou determinado a construir, junto a eles, algo grande para o clube e os torcedores. Não vejo a hora de pisar no gramado do Parque dos Príncipes — declarou Messi, em comunicado oficial do PSG.

    O salário de Messi, de acordo com diversos veículos europeus, rondaria os 35 milhões de euros (R$ 214 milhões) líquidos, com bônus incluídos. As altas cifras colocariam o argentino no nível salarial de Neymar, representando o único investimento do PSG na contratação — uma vez que o craque estava livre para assinar um novo contrato, após seu vínculo com o Barcelona expirar em junho.

    No PSG, Messi fará parte de um elenco que conta com diversas estrelas há alguns anos e ganhou ainda mais reforços de peso para a temporada 2021/22. Ele jogará ao lado do amigo e ex-companheiro Neymar em um ataque que ainda conta com Mbappé, podendo iniciar com o brasileiro um novo trio histórico, depois de brilharem ao lado de Luis Suárez no Barcelona, conquistando a Champions de 2014/15.

    Messi é o quinto reforço do PSG para a nova temporada. O clube já havia confirmado as contratações do goleiro Donnarumma, do zagueiro Sergio Ramos, do lateral Hakimi e do meia Wijnaldum - além de confirmar a compra do volante Danilo Pereira, que havia chegado ao clube em 2020.

    — Estou encantado que Messi escolheu se juntar ao Paris Saint-Germain, e estamos orgulhosos de recebê-lo em Paris, com a sua família. Ele não escondeu o seu desejo de continuar evoluindo no mais alto nível e ganhando troféus. A ambição do clube é idêntica. A adição de Leo ao nosso time de classe mundial confirma a relevância e o sucesso do nosso recrutamento — declarou o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi.

    Além das estrelas, o craque terá ao seu lado companheiros que podem facilitar a adaptação: o elenco conta com os argentinos Paredes, Di María e Icardi, além do técnico Mauricio Pochettino, que também nasceu em Rosário, mesma cidade-natal de Messi.

    Aos 34 anos, Messi tem uma coleção invejável de taças na carreira e pretende aumentá-la no PSG, time que vem de uma sequência de temporadas amargas, sendo vice da Champions em 2020 e caindo na semifinal em 2021, além de perder o título francês para o Lille, na temporada passada.

    Lionel Messi se despediu do Barcelona depois de mais de 20 anos no clube, 17 como jogador profissional. Ele marcou 672 gols e anotou 268 assistências em 778 jogos oficiais com a camisa do Barça. Ao todo, o argentino conquistou 35 títulos com a camisa da equipe catalã, dentre eles quatro edições da Liga dos Campeões e 10 do Campeonato Espanhol.

     

  • Bruno Guimarães e Matheus Cunha se desculpam por não usar agasalho no pódio em Tóquio: "Equívoco grande" - 11/08/2021


    Pilares do time que deu ao Brasil o bicampeonato olímpico no futebol masculino, o meio-campista Bruno Guimarães e o atacante Matheus Cunha foram dois dos convidados especiais do "Bem, Amigos!" desta segunda-feira. Apesar da grande conquista com a vitória por 2 a 1 sobre a Espanha, a polêmica de os atletas não terem subido ao pódio com o agasalho do "Time Brasil" foi abordada. Guimarães e Cunha pediram desculpas pelo ocorrido.

     

  • Em derrota para Bolsonaro, Câmara rejeita e arquiva PEC do voto impresso - 11/08/2021


    A Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (10) rejeitar e arquivar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que propunha o voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos.

    O resultado representa uma derrota para o presidente Jair Bolsonaro, que, sem apresentar provas, vem falando em fraude no sistema de votação por meio da urna eletrônica e fazendo acusações sem fundamento a ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

    Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos. No entanto, o texto elaborado pela deputada Bia Kicis (PSL-DF) teve o apoio de apenas 229 deputados. Outros 218 deputados votaram contra a PEC, e um parlamentar se absteve. Ao todo, 448 votos foram computados.

    Os 64 ausentes — entre os quais vários parlamentares de legendas governistas — contribuíram para a derrota de Bolsonaro; na condição de presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) é o único que não vota.

    Com a decisão da Câmara, o texto será arquivado, e o formato atual de votação e apuração fica mantido nas eleições de 2022.

    "Eu queria, mais uma vez, agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado", disse Arthur Lira.

    O projeto propunha a inclusão de um parágrafo na Constituição para definir a obrigatoriedade da expedição de cédulas físicas conferidas pelo eleitor nos processos de votação das eleições, dos plebiscitos e referendos.

    A impressão do voto depositado na urna eletrônica é defendida por Bolsonaro, que tem feito ataques sem provas ao sistema eleitoral e já ameaçou agir "fora das quatro linhas" da Constituição.

    Bolsonaro tem acusado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de interferir no debate e, em diversas oportunidades, ameaçou com a não realização das eleições em 2022 caso não fosse aprovada a matéria.

    A tramitação da PEC chegou a ser admitida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, em 2019, mas o mérito da proposta foi rejeitado pela comissão especial.

     

  • Propriedades rurais de Colina serão mapeadas e endereçadas - 03/08/2021


    A Prefeitura Municipal de Colina assinou convênio com o Programa Rotas Rurais – Mapeamento da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, que possibilitará o mapeamento e endereçamento de todas as propriedades rurais do município. Trata-se de um aplicativo inédito na América Latina, fruto de uma colaboração técnica entre o Governo de São Paulo, por meio  Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e o Google, que estará disponível  nas plataformas Android e IOS.

    O programa cria um Código de Endereçamento Rural Digital para cada propriedade, similar a um CEP personalizado, além de rotas e traçados, permitindo a utilização de ferramentas digitais como o Waze e o Google Maps, por exemplo.

    Para o Prefeito Dieb Taha a ferramenta vai facilitar a vida dos proprietários rurais. “É mais segurança para os moradores do campo e vai facilitar o acesso a essas localidades, e o acesso do homem do campo a uma infinidade de serviços”.

    A cidade vai contar com apoio tecnológico para monitoramento aéreo de uma forma mais rápida e eficaz com o uso de novos drones, que foram entregues para a EDR do município no mesmo dia da assinatura do convênio com o Programa Rotas Rurais.

    A assinatura do convênio aconteceu na segunda-feira, 26, quando da realização da Audiência Pública, em Barretos, para a criação da Região de Estado de Barretos, que contou com a presença do Vice-Governador, Rodrigo Garcia, Secretário de Agricultura Itamar Borges, Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além de prefeitos e lideranças regionais.

     

  • Campanha de coleta de ração animal continua em Colina - 03/08/2021


    A Unidade de Atendimento Básico Municipal para cães e gatos de Colina, órgão da Prefeitura Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, conhecido como SUS Cão, continua com a campanha de arrecadação de ração animal.

    A unidade mantém um banco de ração para animais, a partir de doações de pessoas físicas – cidadão comum – e jurídicas – comércio, indústria. A ração arrecadada é utilizada para alimentar os animais atendidos na unidade, animais de rua e distribuída entre os mais de 150 cadastrados no SUS Cão, entre ONGs, famílias de baixa renda, protetores de animais e etc.

    De acordo com o responsável pela unidade, o Coordenador de Fiscalização Epidemiológica do município, Antonio Donizete Figueira, a campanha é permanente. “O banco de ração sobrevive de doações e em tempos tão complicados, difíceis, não podemos nos esquecer de que os animais também precisam de cuidados e de alimentação adequada. E para que o banco de ração possa atender as famílias em situação de vulnerabilidade que tenham pets, e os demais cadastrados, necessitamos da solidariedade das pessoas e empresas, na doação de ração”.

    Qualquer pessoa ou empresa interessada em fazer a doação de ração pode entrar em contato na Unidade de Atendimento Básico Municipal para cães e gatos – "SUS Cão", localizado na Rua 13 de maio, 891, bairro Pedreira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (17) 3341- 8604.

     

  • SP registra menor média de ocupação de UTIs COVID-19 de 2021, com taxa abaixo de 50% - 03/08/2021


    O Estado de São Paulo registrou pela primeira vez no ano uma ocupação inferior a 50% nos leitos de Terapia Intensiva dedicados ao atendimento de casos graves da COVID-19.

    Nesta segunda-feira (2), a média é de 49,2% em UTIs, taxa que chegou a ultrapassar 92% na segunda onda da pandemia. No período, este patamar também havia sido superado na Grande São Paulo, que hoje tem ocupação de 45,2%.

    A redução ocorre também em números absolutos de pessoas hospitalizadas. Há 10.156 pacientes internados em todo o território, sendo 5.276 em UTI e 4.880 em enfermaria.

    As quedas são reflexo das estratégias de combate à pandemia, sobretudo por meio da vacinação, que já imunizou mais de 78,9% dos adultos de SP (veja dados sobre a campanha em: https://vacinaja.sp.gov.br/).

    Em toda pandemia, o estado de São Paulo registrou 4.063.680 casos de COVID-19 e 139.059 óbitos.

    Entre o total de casos, 3.750.878 tiveram a doença e já estão recuperados, sendo que 427.356 foram internados e receberam alta hospitalar.

    O detalhamento dos dados da pandemia está disponível no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.