OUÇA 105,9 AO VIVO
 

Notícias

  • Defesa Civil alerta para calor intenso nas regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Franca até quinta-feira - 24/08/2021


    A Defesa Civil emitiu um comunicado para alertar sobre o calor intenso que deve atingir as regiões de Ribeirão Preto (SP), Barretos (SP) e Franca (SP) até quinta-feira (26).

    Segundo a previsão, em pleno inverno, cidades da região de Franca devem encarar temperaturas entre 33°C e 35°C. Já os termômetros em Ribeirão, Barretos e nas vizinhas podem marcar entre 36°C e 38°C.

    Nas três regiões, a sensação térmica deve alcançar a casa dos 40°C até quinta.

    Segundo os meteorologistas, a tendência é de que apenas na sexta-feira (27) as temperaturas caiam um pouco, com a chegada de uma frente fria, ainda assim ficando próximas aos 30°C.

    A previsão não aponta para possibilidades de chuva nos próximos dias.

    Com o clima quente e seco, ao menos sete cidades da região de Ribeirão Preto registraram problemas relacionados a incêndios que consumiram vegetações durante o fim de semana.

    As chamas, inclusive, chegaram próximas a rodovias e causaram transtornos a motoristas em alguns pontos.

    Em Luís Antônio (SP), a maior reserva de cerrado do estado segue em chamas pelo 6° dia seguido.

    Por lá, aeronaves fazem até 30 voos por dia na tentativa de controlar o fogo que atinge a Estação Ecológica de Jataí, um local de difícil acesso.

     

  • Irmãs capturam peixe de 1,75 m e 60kg em rio de MS: 'Maior do que nós duas' - 24/08/2021


    Duas irmãs bateram o recorde ao capturarem o maior peixe da espécie pintado, no rio Dourados, neste último sábado (21), em Fátima do Sul, a 239 km de Campo Grande. O animal, na posição vertical, é maior que Maria e Graziele Borin - medindo 1,75m.

    O último maior exemplar (pintado) até então media 1,72m. Todos os peixes catalogados que entraram para esse ranking tiveram medição comprovada.

    Segundo a agropecuarista Maria Borin, de 44 anos, durante a pescaria, as duas estavam acompanhadas de familiares. Ao G1, ela contou como foi a experiência inusitada de entrar para a lista de pescadores que fisgaram grandes peixes na região.

    "A sensação foi única e inexplicável, difícil acreditar que ainda existam exemplares como esse! Duas emoções indescritíveis, embarcar um peixe desses e depois devolvê-lo pro rio", explicou.

    Maria ainda relatou não acreditar no feito e também atribui o bom resultado da pescaria, aos primos que também são guia de pesca, Bruno Jorge e Rodrigo Jorge, que há anos atuam nos rios de Mato Grosso do Sul.

    "Se não fossem eles, não teríamos conseguido tirar esse gigante do rio! Foi realmente um trabalho de equipe e podemos ver o sério trabalho dos guias de pesca - sempre atrelado a consciência de preservação das espécies", relembra.

    De acordo com Rodrigo, foram cerca de 40 minutos do período em que Maria fisgou o peixe com ajuda da irmã - até levá-lo às margens do rio para medição e na sequência, realizar a soltura.

    "Foi um momento incrível. Elas ficaram impressionadas com o tamanho do peixe e muito feliz com o resultado. Temos sempre o compromisso de soltar animais como esse até mesmo por conta da preservação. É uma emoção inexplicável", relatou.

    Ainda de acordo com Rodrigo, peixes do tamanho desse que foi fisgado pelas irmãs, devem ser devolvidos aos rios, justamente porque ultrapassou a medida máxima, que é de 1,25m.

     

  • Joséphine Baker será a primeira mulher negra a entrar no Panteão - 23/08/2021


    A artista franco-americana Joséphine Baker (1906-1975) entrará para o Panteão de Paris a partir de 30 de novembro. Figura eminente da resistência francesa antinazista e da luta antirracista, Baker será a primeira pessoa negra e a sexta mulher a descansar na secular necrópole francesa.

    A informação foi confirmada neste domingo (22) por fontes próximas do presidente Emmanuel Macron e pelo jornal Le Parisien. Segundo o veículo francês, o presidente anunciou a notícia a um grupo de personalidades que concordava com a transferência de Baker para o Panteão. Atualmente, seus restos mortais estão enterrados em Mônaco.

    “Quando o presidente nos disse que sim, foi uma grande alegria”, disse a empresária Jennifer Gueson, uma das personalidades recebidas que defendeu a entrada de Baker no Panteão. Segundo eGuesdon, Macron anunciou a entrada da artista em 21 de julho.

    Brian Bouillonr-Baker, um dos 12 filhos adotivos de Baker, também esteve entre os convidados de Macron. O pedido de 'panteonização' teria sido feito pela família Baker desde 2013, segundo Jennifer Guesdon, e a petição tem "quase 40 mil assinaturas".

    Joséphine Baker é considerada a primeira grande estrela do teatro de revista. Ela também foi a primeira mulher negra a desempenhar o papel principal em uma grande produção cinematográfica no longa francês "A Sereia dos Trópicos", de 1927. Também foi uma das mais renomadas dançarinas do icônico Folies Bergère. Em Paris, ficou conhecida pelas danças sensuais e a irônica saia de bananas, que definiu sua imagem da época.

    Ainda conhecida pelos posicionamentos antirracistas, Josephine foi uma das artistas negras que se recusou a se apresentar para plateias segregadas nos Estados Unidos, onde a cantora nasceu e foi também uma das vítimas da segregação do Jim Crow.

    Já na Europa, sua imagem de artista glamorosa a fez um grande nome da Resistência Francesa contra os nazistas. Conhecida pelos apelidos de Vênus Negra, Pérola Negra e Deusa Crioula, os holofotes em cima de sua sensualidade a fizeram passar despercebida como espiã de guerra: além de esconder diversos franceses em sua propriedade durante a invasão nazista em Paris, Baker usou sua turnê pela América do Sul para contrabandear documentos para o general Charles de Gaulle. Em suas partituras, carregou informações codificadas sobre movimentos das tropas alemãs na França.

     

  • Aos 74 anos, morador de Sertãozinho, SP, vence concurso de beleza internacional - 23/08/2021


    No auge dos seus 74 anos, dono de volumosos cabelos grisalhos e olhos verdes, Edson Rodrigues Santinho acaba de conquistar mais um título na carreira que segue nas passarelas – o de ‘Rei do Mercosul’. Representante do Brasil no concurso que reuniu outros charmosos bonitões da terceira idade, Edson coleciona muitas outras vitórias.

    Professor e funcionário público aposentado, Edson vive em Sertãozinho (SP), cidade natal dele. No concurso realizado em agosto deste ano, disputou a coroa com candidatos de países da América Latina de forma remota, pela internet. É que a pandemia impediu o desfile presencial, que seria em Camboriú (SC).

    Para o competidor, ser consagrado o 4° Rei do Mercosul não é apenas uma conquista individual, mas uma demonstração de amor.

    “A coroa que ganhei não é de ouro, nem prata, mas também não é de lata. É de amor pela minha cidade e pelo meu Brasil. Quando eu piso naquela passarela, não sou eu. Eu vejo a minha cidade, então eu pego a energia de todos que estão me apoiando e piso firme e saímos, às vezes, vitoriosos", afirma.

     

  • Vacinômetro na região de Ribeirão Preto e Franca: veja a aplicação de doses nas 66 cidades - 23/08/2021


    Dados do governo de São Paulo apontam que, até este domingo (22), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 chegou a 1.813.462 pessoas nas 66 cidades da área de cobertura da EPTV, afiliada da TV Globo, nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos.

    Foram 219.338 doses a mais em relação a duas semanas atrás.

    Com isso, a região tem 67,8% da população estimada em 2.672.446 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com ao menos uma etapa da vacinação.

    Para imunização completa, com duas doses ou com dose única, a campanha já atingiu 848.280 moradores - acréscimo de 189.685 em duas semanas, que representam 31,7% da população total.

    A expectativa do governo do estado era aplicar ao menos uma dose toda a população adulta com idade acima de 18 anos até 16 agosto. O cronograma anunciado pelo governador João Doria (PSDB) prevê, ainda, a vacinação de jovens de 12 a 17 anos até 12 de setembro.

    Em Colina já foram aplicadas ao todo 19,106 doses da vacina, sendo 13070 primeira dose, 5.262 segunda dose e 466 de dose única.

     

  • Lua azul: entenda por que teremos no domingo uma 'Blue Moon' original, mesmo sem a mudança de cor - 20/08/2021


    A cor deverá ser a mesma de sempre, mas a lua cheia deste domingo (22) preenche todos os requisitos para ser chamada de "Lua Azul" ou "Blue Moon", como é conhecida em inglês.

    Popularmente, a expressão "lua azul" é usada para se referir ao satélite na segunda vez em que ele entra na fase cheia em um mesmo mês. A última vez em que isso aconteceu foi em 31 de outubro de 2020, segundo a revista americana especializada "Sky & Telescope".

    No entanto, essa definição não é a original do termo.

    Segundo a revista, o termo surgiu em 1930. Ele se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano: é o caso da "Blue Moon" deste domingo. A primeira lua cheia deste inverno ocorreu em 24 de junho e, a segunda, em 23 de julho. A terceira será agora em 22 de agosto.

    Ainda de acordo com a "Sky & Telescope", a mudança da definição da lua azul cheia ocorreu em 1946, quando "o astrônomo amador e colaborador frequente do 'Sky & Telescope' James Hugh Pruett (1886–1955) interpretou incorretamente a descrição da revista". Foi assim que surgiu a definição popular da "Blue Moon" associada à segunda lua cheia de um mesmo mês.

    De qualquer forma, a Lua não deverá ficar realmente azul. Isso ocorre apenas em situações muito raras, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, alterando a tonalidade da luz refletida pelo satélite.

     

  • Pescadores encontram granada de 1915 fabricada na Inglaterra às margens de rio no interior de SP - 20/08/2021


    Uma granada de 1915 e que foi fabricada na Inglaterra foi encontrada por pescadores às margens do Rio Turvo, em Cardoso (SP), na quarta-feira (18).

    De acordo com as informações da Polícia Militar, os pescadores encontraram o artefato ao limpar o local para evitar queimadas. À TV TEM, Gustavo Spada afirmou que achou que era uma pedra.

    “Estava por volta das 6h30 limpando o lote para evitar queimadas. Me deparei com o objeto e, quando bati a enxada, achei que era uma pedra. Rastelando, percebi que era uma granada, imediatamente me afastei dela”, conta.

    A PM e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionados para analisar a granada de modelo M36, fabricada na Inglaterra por volta de 1915.

    “O pessoal chegou com os equipamentos, roupa especial. Foi feito um buraco perto do rio e feita a detonação do explosivo. Com a tecnologia, com o celular, não tem como mentir. Tem a prova de que não é conversa de pescador. Essa pescaria tem história para contar”, afirma Gustavo.

     

  • Incêndio atinge estação ecológica e interdita estrada na zona rural de São Simão - 20/08/2021


    Um incêndio atinge uma área vegetação na Estação Ecológica Santa Maria e interdita a Estrada Bento Quirino, entre São Simão (SP) e Serra Azul (SP), na tarde desta quinta-feira (19).

    Segundo a Polícia Militar, o bloqueio acontece pelo avanço da fumaça na pista, dificultando a visibilidade dos motoristas.

    Ainda não se sabe o que causou o fogo, mas as chamas se espalharam rapidamente pela vegetação, ainda de acordo com a PM.

    No local, caminhões do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto (SP), da Prefeitura de São Simão e de uma usina trabalham no combate às chamas.

    Na região, há um assentamento com cerca de 150 lotes, mas a Polícia Militar disse que o fogo não se alastrou para as casas e não há registros de feridos até o momento.

     

  • Palmeiras e São Paulo definem primeiro semifinalista da Libertadores - 17/08/2021


    Palmeiras e São Paulo decidem nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, qual dos dois avançará às semifinais da Copa Libertadores.

    A partida de ida acabou empatada em 1 a 1, o que dá a vantagem para o Verdão de se classificar em casa com um 0 a 0. A repetição do placar do Morumbi leva a decisão para os pênaltis, enquanto empates a partir de 2 a 2 dão a vaga ao Tricolor.

    O Palmeiras chega para a decisão depois de perder o confronto direto com o líder Atlético-MG pelo Brasileirão. Irritado com a arbitragem que expulsou Patrick de Paula ainda no primeiro tempo, o time de Abel Ferreira viu o rival abrir cinco pontos de vantagem. O Verdão não vence há quatro jogos.

    Por outro lado, o São Paulo está embalado. O time não perde há seis partidas e, no sábado, mesmo com um time cheio de reservas, bateu o Grêmio e conseguiu se afastar da zona de rebaixamento no Brasileiro. A equipe tentará voltar a uma semifinal de Libertadores pela primeira vez desde 2016, quando caiu para o Atlético Nacional, da Colômbia.

    O Palmeiras vai a campo na noite desta terça-feira (17) para tentar mudar os rumos da história contra o São Paulo na Libertadores. Com um retrospecto recente desfavorável e um tabu histórico no Choque-Rei, o time comandado por Abel Ferreira joga por mais que uma vaga nas semifinais do torneio continental.

    Depois de cinco anos de domínio quase absoluto no clássico, o Verdão passou a ter dificuldades contra rival em 2020. Além de ter perdido pela primeira vez no Allianz Parque, não venceu sequer um jogo contra o rival na temporada, algo que não acontecia desde 2013, quando o Verdão estava na segunda divisão.

    A última vitória aconteceu ainda em 2019, com Mano Menezes ainda à frente do time. Desde então são oito confrontos, sendo cinco empates e três derrotas, com sete gols sofridos e apenas dois marcados.

    Apesar da vantagem de jogar pelo empate sem gols para se classificar, em razão da regra do gol fora, o Verdão busca quebrar um longo tabu. Afinal, além de nunca ter se classificado sobre o adversário na Libertadores, o time jamais derrotou o rival na copa.

    Em nove jogos, o predomínio da equipe do Morumbi foi consolidado com seis vitórias e três empates. Depois de ter eliminado o Corinthians, duas vezes, e derrotado o Santos na final da competição, resta apenas um rival a ser batido.

    Outro fator que incomoda o vestiário alviverde é o fato de Abel Ferreira ainda não ter superado Hernán Crespo. Não bastasse a invencibilidade sobre o português, o argentino ainda derrotou o treinador em uma das três finais perdidas nesta temporada.

    Muito criticado, não apenas pelos resultados, mas principalmente pelas atuações de seu time, o comandante do Verdão espera dar uma resposta à altura. A insatisfação pelo próprio desempenho é uma motivação a mais para a comissão técnica em busca de soluções para derrotar o rival.

    Por fim, o Palmeiras joga para seguir defendendo o título da Libertadores. Campeão da última edição sobre o Santos em pleno Maracanã, o time vai em busca de um bicampeonato inédito em sua história, que chegou próximo de acontecer em 2000, contra o Boca Juniors.

    Caso avance às semifinais, será a terceira vez que o clube chega a essa fase nos últimos cinco anos, confirmando sua força no torneio continental. Após ter levado a pior no Estadual, onde também defendia a taça, o Alviverde pode dar o troco no rival.

    Empolgada, a torcida palestrina fez uma grande preparação para o clássico. As arquibancadas do Allianz Parque foram decoradas com um grande mosaico, contendo diversas referências de conquistas do clube, além das tradicionais faixas e bandeiras.

    Parte dos torcedores também pretende recepcionar o ônibus do time na chegada ao estádio pra incentivar o time. O apoio irrestrito deixa evidente o peso especial que o Choque-Rei decisivo carrega para os envolvidos.

    Palmeiras - Técnico: Abel Ferreira - Depois de preservar alguns titulares do jogo de sábado, contra o Atlético-MG, Abel Ferreira está perto de ter força máxima à disposição no Verdão. Recuperado de uma pancada no joelho, Luiz Adriano treinou normalmente nos últimos dias e pode ser opção para o sistema ofensivo. Na frente, Wesley e Breno Lopes são opções de velocidade.

    Desfalques: Jorge (recondicionamento físico) e Vinicius Silvestre (lesão no joelho).

    O provável time do Palmeiras que vai a campo hoje é: Weverton; Renan, Gustavo Gomez, Luan e Marcos Rocha; Danilo, Dudu, Zé Rafael e Raphael Veiga; Breno Lopes (ou Wesley) e Rony.

    São Paulo - Técnico: Hernán Crespo - Crespo terá a maior parte de seus titulares descansados para o jogo desta terça. Contra o Grêmio, só Tiago Volpi, Miranda e Reinaldo jogaram os 90 minutos. Além disso, é provável que ele possa contar novamente com Arboleda entre os 11. A aposta para passar pelo Palmeiras é Rigoni, que tem sido o melhor jogador do time nesta temporada. Eder, Marquinhos e Luciano participaram de parte do treino de segunda e são dúvidas.

    Desfalques: Eder, Luciano, Marquinhos, Welington e William (lesionados)

    Hernan Crespo pode escalar o time assim: Tiago Volpi; Léo, Miranda, Arboleda e Daniel Alves; Gabriel Sara, Liziero, Luan e Benítez (ou Nestor); Rigoni e Pablo.

    Apita o jogo Wilmar Roldán, auxiliado por Dionísio Ruiz e Wilmar Navarro, todos da Colômbia. No VAR estará o chileno Júlio Bascuñan.

     

  • Governo de SP começa a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos nesta quarta-feira - 17/08/2021


    O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou na manhã desta segunda-feira (16) que a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos começa na próxima quarta-feira (18).

    "A partir desta quarta-feira, iniciaremos a vacinação dos jovens de 12 a 17 anos em todo o estado de Paulo. Alguns municípios solicitaram a autorização e receberam, para iniciar hoje a vacinação dos jovens nessa faixa porque já cumpriram o processo vacinal dos adultos com mais de 18 anos", disse o governador durante coletiva de imprensa na sede do Instituto Butantan.

    Na Grande São Paulo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já iniciaram a imunização dos adolescentes.

    Doria esteve no Butantan para acompanhar a liberação de mais 4 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

    Veja o calendário: Dias 18 a 29 de agosto: jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiências, além de gestantes e puérperas;

    30 de agosto a 5 de setembro: jovens com idade entre 15 e 17 anos;

    6 a 12 de setembro: jovens com idade entre 12 e 14 anos.

    No início do mês, após impasse com o Ministério da Saúde sobre o número de doses enviadas do imunizante da Pfizer, o governador chegou a dizer que a data de vacinação dos adolescentes estava "em aberto".

    Inicialmente, os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser aplicada nesta faixa etária. O uso da Coronavac está em análise pela agência. O pedido de uso em crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos foi feito dia 30 de julho.

    Até este domingo, 69,62% da população do estado se vacinou com ao menos uma dose, e 27,85% estão com a imunização completa.

    Na capital paulista, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, disse que a vacinação dos adolescentes será feita de forma escalonada, e o calendário será anunciado ainda nesta segunda-feira.