ouça a rádio AO VIVO
 

Notícias

  • Vacinação antirrábica começa hoje na zona rural - 24/07/2017


    Começa hoje a Campanha de Vacinação Antirrábica em Colina e a primeira fase vai vacinar os animais da zona rural. As equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde estarão percorrendo todas as fazendas e sítios para vacinar cães em gatos contra a raiva. Essa fase da vacinação acontece até o dia 4 de agosto.
    Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em praticamente 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.
    Tendo isso em vista, no Brasil, a maioria dos estados e municípios promovem campanhas anuais de combate à doença, incentivando que os donos de pets levem seus bichinhos de estimação para que a vacina antirrábica possa ser administrada. No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o País, a transmissão da doença não é algo descartado.
    Todos os anos cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir dos cinco meses de idade, com exceção de gestantes. Trata-se de uma doença onde o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de "sangue quente" domésticos ou selvagens, ou seja, cães, gatos, macacos, morcegos e outros, incluindo o homem. Ela é transmitida ao ser humano através do contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente.
    Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, sendo estes os primeiros, seguidos de agitação, agressividade extrema, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir. Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas, procure um médico veterinário o quanto antes para iniciar o tratamento o mais rápido possível, já que em questão de onze dias seu animal pode vir a óbito.
  • Missa de São Cristovão acontece nesta terça-feira - 24/07/2017


    Acontece amanhã a celebração de São Cristóvão realizada pela comunidade da COHAB  I. A passeata sairá às 19h30 da frente da Escola Enrique Ernesto Paro e ao término haverá a missa, encerrando na sequencia com a benção dos carros, pois São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas.
    O Dia de São Cristóvão é comemorado anualmente em 25 de julho, de acordo com a tradição da igreja católica.
    Esta é uma data religiosa que homenageia a figura de um dos santos católicos mais populares do mundo: São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes e peregrinos.
    O Dia de São Cristóvão coincide com o Dia do Motorista, justamente porque São Cristóvão é considerado o padroeiro dos caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes em geral.
    Cristóvão é um nome que significa "o que leva Cristo" ou "aquele que carrega o Cristo", e está intimamente ligado a história do santo.
    Segundo a lenda de São Cristóvão, este era filho de um rei pagão que o dedicou ao deus Apolo e que se chamava Reprobus. Ele se tornou muito grande e forte (algumas versões dizem que se tornou um verdadeiro gigante) e decidiu que serviria apenas alguém muito forte, poderoso e corajoso.
    Assim, ele encontrou um rei que achava ser muito poderoso, até ter conhecido Satanás, a quem começou a servir. Para Reprobus nenhum dos dois era corajoso o suficiente.
    Reprobus encontra mais tarde um ermita que o converte à fé cristã, embora este ainda não estivesse convencido que deveria jejuar e orar a Cristo. Ele passava os dias ajudando pessoas a atravessarem um perigoso rio, até que um dia, ajudando uma criança a atravessar, notou que ela ia ficando cada vez mais pesada e ele sentiu como se o peso do mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros.
    Do outro lado, a criança revelou ser o próprio Cristo, Criador do mundo. Daí ele passou a ser conhecido como Cristóvão, "o que carrega Cristo".
    Ordenado por Jesus a enfiar o seu bastão no chão do deserto, uma palmeira acabou nascendo naquele lugar - um milagre que fez com que muitas pessoas se convertessem ao cristianismo, mas que acabou na morte de São Cristóvão, decapitado pelo rei pagão que governava aquela região.
  • Queimadas estão proibidas na cidade até novembro - 24/07/2017


    Desde o dia primeiro de junho até 30 de novembro está proibido em Colina qualquer tipo de queimada na área urbana. mesmo que sejam nos próprios quintais, lixo ou quaisquer  detritos em quantidade capaz de molestar a vizinhança, conforme disposto no  Capitulo I, artigo 10 do Código de Posturas do Município de Colina.
  • COMTUR realiza reunião amanhã - 24/07/2017


    O Conselho Municipal de Turismo de Colina tem agendada para amanhã, às 19, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, mais uma reunião que discutirá a elaboração do Plano Diretor de Turismo, para que futuramente a cidade possa buscar o selo de MIT (Municipio de Interesse Turistico).
    Além de membros do conselho a reunião terá a participação da consultora Claudia Chianeguim, MP Leal Consultoria, empresa contratada para ajudar na elaboração do Plano Diretor.
    O presidente do COMTUR, Gilberto Gonçalves ressalta a importância da participação da população. “É preciso que as pessoas não fiquem presas à cargos ou nomeações, todos devem participar da reunião e dar a sua opinião, que é de extrema importância para nós. Todos são bem vindos e suas ideais e sugestões serão analisadas e discutidas, por isso estão todos convidados”.
    A consultora Claudia Chianeguim explicou que “essas primeiras reuniões servem para a gente plantar a sementinha, vamos analisar as ideias, a situação do município e desenvolver o plano, depois disso, vem o caminho até o MIT, que é longo, precisa passar pela Câmara dos Deputados, ser aprovado, mas com o apoio do COMTUR e da população vamos conseguir”.
  • Colina tem saldo positivo de emprego em 2017 - 18/07/2017


    A cidade de Colina apresenta um saldo positivo na criação de empregos em 2017, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, do Ministério do Trabalho. No ano foram criados mil, cento e noventa e cinco registros formais de emprego, enquanto o numero de demissões chegou a quinhentos e oitenta e seis, totalizando um saldo positivo de seiscentos e nove.
     
    Os dados de junho seguem também são positivos. Foram cento e oitenta e sete admissões e cento e sessenta e um desligamentos, dando saldo positivo de vinte e seis.
     
    Nos últimos dois meses os dados praticamente se mantém estável. Entre junho de 2016 e junho deste ano foram mil, seiscentos e oito admissões e mil, seiscentos e doze demissões, dando um saldo negativo de 4.
  • Cartório Eleitora prossegue com cadastro biométrico - 18/07/2017


    O cartório da 178ª Zona Eleitoral que compreende Colina e Jabroandi prossegue com os cadastros biométricos iniciados em agosto de 2015. Para evitar filas, o eleitor poderá agendar  pelo  site www.tre-sp.jus.br. Quem não tiver acesso à internet basta utilizar  148 ( disque eleitor Tribunal Superior Eleitoral), ou ainda procurar o cartório munido de documento para fazer o agendamento.
     
    O cartório da 178ª Zona Eleitoral fica na Av. Dr. Manoel Palomino Fernandes, com atendimento de segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas.  A meta do TSE é cadastrar 100% dos eleitores até o ano de 2022. A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. A tecnologia foi implementada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições brasileiras ainda mais seguras, uma vez que a identificação biométrica torna inviável que um eleitor tente se passar por outro no momento da votação.
     
    O cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, que está sendo realizado gradativamente em todo país. Dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral  referentes a junho mostram que 56.153.673 eleitores brasileiros de todos os estados do país já estão cadastrados biometricamente (pelas impressões digitais).
  • COMTUR convida para reunião no dia 20 - 18/07/2017


    O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) convida seus membros, empresários, empreendedores, representantes e a população em geral para reunião, que acontece na quinta-feira, dia 20, para discutir ações estratégicas a serem realizadas (Plano Diretor) para a que a cidade possa receber o selo de Municipio de Interesse Tursitico (MIT). A reunião acontece às 19h no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
  • Colina recebe Semana Espírita Intermunicipal - 18/07/2017


    Começou no último dia 9 a 56ª Semana Espírita Intermunicipal com eventos e palestras sendo realizadas em toda a região e Colina será sede de cinco palestras que vão acontecer nos dois centros espíritas da cidade.
     
    O Centro Espírita Jesus de Nazaré, localizado na Rua Alfredo Simões de Campos Filho, 417, no Centro, recebe mais duas palestras. Hoje a palestra será Gerson Peter Carrard, da cidade de Matão, será o Palestrante. E no dia 19, da cidade de Araguari-MG, será a vez de Jamiro dos Santos Filho.
     
    Mais duas palestras acontecem no Centro Espírito Nelson Ferreira de Araujo, na Rua 13 de Maio, 716, Centro. Na quinta será com Ismael Batista da Silva, que vem de Guaxupé-MG e na sexta, 21, a palestra é com Fernando Arrobas, de Jaboticabal.
  • Homem tem enrgia cortada e presta queixa na policia - 18/07/2017


    Na manhã do dia 11, o lavrador J.A.P..B, 48 anos, informou que é morador em um sitio na zona rural e a CPFL efetuou o corte da energia elétrica, retirando inclusive o relógio de medição do local. Ainda segundo ele o corte se deu por falta de pagamento, porém, quem não pagou a conta foi outra pessoa, pois está quer que o declarante saia do sitio.
  • Ajudante de pedreiro é flagrado portando droga - 18/07/2017


    Em patrulhamento pelas ruas do bairro do Nosso Teto, os policiais receberam uma denúncia anônima de que um sujeito de naturalidade baiana trajando calça e blusa de moleton e o rosto coberto com um capuz, estaria realizando o comércio de drogas pela Rua 15, esquina com a 8.
     
    Ao notar a aproximação da guarnição o sujeito começou a dispensar algo que estava em seu bolso, jogando no chão. Os policiais conseguiram o abordar, sendo encontrado em sua posse três invólucros transparente contendo crack e R$ 66,70. Perto de onde ele estava foram encontradas mais oito pedras de crack e uma porção de maconha. O home é um servente de pedreiro, de 33 anos, que mora em Colina há cerca de seis meses.
     
    Ele alegou que a droga era para consumo próprio, pois é usuário, e que estava ciente que o local onde se encontrava era ponto de tráfico.
     
    Na delegacia ele foi autuado por porte de entorpecente e acabou liberado. A droga foi apreendida e o dinheiro devolvido.